Institucional
O IPEN oferece uma prática pedagógica fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos do sociointeracionismo, relacionando teoria e prática. Nesta perspectiva, os alunos desenvolvem uma aprendizagem consistente, atuando como agentes, através de processos interativos com o outro (colegas, professores, social etc.). Assim, expressam opiniões, participam da elaboração de projetos interdisciplinares, desenvolvendo suas capacidades de linguagem.
Fundado pela Psicóloga e Professora Gisele Bianca Nery Gadelha, o Instituto de Pedagogia Natural – Escola Casinha de Brinquedo oferece, desde 1988, à população campinense uma educação de qualidade respaldada nos preceitos filosóficos de Freinet, nos psicológicos de Vigotsky e nos sociofilosóficos de Habermas, visando um ensino com base no respeito e no desenvolvimento de cada ser humano.
Respaldada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo que contempla aspectos psicológicos, sociais, linguísticos e discursivos, a proposta pedagógica do IPEN – Escola Casinha de Brinquedo propicia aos alunos desenvolverem suas capacidades de linguagem por meio de processos interativos, mediados por professores e colegas.
Educar o ser humano para o exercício da cidadania de forma consciente e reflexiva, preparando-o para a vida, respeitando as diferenças, contribuindo para a prática dos valores éticos e morais na sociedade.
Nossa filosofia de trabalho contempla o respeito à criança e ao adolescente, possibilitando-os construir e externar suas opiniões, desenvolvendo uma aprendizagem que resulta também de suas próprias experiências.
As instalações da Escola oferecem condições perfeitas para o aprendizado. As salas de aula do Ensino Fundamental, por exemplo, comportam no máximo 25 alunos, número considerado ideal para mediação do professor e a integração e socialização entre os envolvidos no processo ensino/aprendizagem.
Como prova de qualidade, um dos renomados autores de literatura infanto-juvenil, Ziraldo, durante visita a Escola reconheceu e elogiou a excelência do ensino no IPEN, principalmente nos trabalhos desenvolvidos com a leitura e produção textual. Em matemática, o prof° Roberto Dante teceu inúmeros elogios ao trabalho desenvolvido com o raciocínio lógico.